Prof. Dirceu Azevedo

Professor de contrabaixo elétrico, guitarra, violão, teoria musical e prática em grupo. Formado em Licenciatura em Educação Artística – Música na Faculdade Santa Marcelina (FASM/SP) e em Contrabaixo Elétrico pela Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP Tom Jobim/SP). Foi aluno de músicos célebres de São Paulo como Sizão Machado, Mário Andreotti, Conrado Paulino, Thiago Abdalla, Edu Ribeiro, Paola Picherzky, Andrea dos Guimarães, entre outros.

Atividades profissionais

Idealizador e integrante da Umbirá, lançou quatro fonogramas com o quarteto de música instrumental, que tem como foco de pesquisa e performance composições autorais que transitam pelos diferentes estilos da música regional e urbana brasileira. Com a formação de contrabaixo elétrico, saxofone, flauta e viola caipira, o grupo lançou seu primeiro EP Entrelinhas em 2022, gravado nos estúdios Santa Marcelina e distribuído pela OneRPM nas principais plataformas de streaming. Em 2024 Umbirá lançou seu segundo EP Prantos, distribuído pela Tratore nas principais plataformas de streaming, trabalho situado no universo do choro, um fonograma de quatro faixas com uma composição de cada integrante.

Em 2018, trabalhou como violonista no musical “A Rainha do Rádio” do ator, dançarino e diretor Eduardo Martini, com temporada no Teatro Viradalata no bairro de Sumaré em São Paulo. Com o grupo Umbirá e em trabalhos freelance, se apresentou nos últimos anos em célebres casas de show de São Paulo, como a NossaCasa Vila Madalena; Gansaral Comedoria, entre outras. Também se apresentou no Teatro da Fábrica de Cultura Vila Curuçá com o grupo Umbirá em 2022. Em 2024, realizou um show no palco Vivo Easy da convenção Perifacon, com o rapper niLL.

Desde 2016 atua de maneira autônoma como professor de violão, contrabaixo, teoria musical e harmonia popular, de maneira remota (aulas online) e presencial. Em 2016, ministrou oficinas de musicalização para crianças na Escola Nova Era (Vila Paulicéia) e no Colégio Invenções (Perdizes). Em 2022, trabalhou na EMEI Arthur Etzel no programa de estágio remunerado da Prefeitura de São Paulo: Aprender Sem Limite – Educação Especial, onde o professor regente de classe que possui estudantes com deficiência ou transtornos do espectro autista recebe apoio do estagiário.

Vem pro Santa!

Marque sua aula experimental agora mesmo!

Abrir bate-papo
Olá! Como podemos ajudá-lo?