
Professor de canto erudito e popular, técnica vocal e canto coral. Iniciou na infância seus estudos musicais ao piano no Conservatório Música e Arte em São José dos Campos. Logo passou ao estudo de canto com Lygia Kullack, enquanto participava das atividades do Coral Libercanto, coordenado, por Ana Yara Campos, na Fundação Cultural Cassiano Ricardo. Na Alemanha, durante programa de intercâmbio em Wesel, teve aulas de canto com Eckart Irmscher e participou de corais sinfônicos da cidade hospedeira. Na graduação em canto UNICAMP estudou com Niza de Castro Tank e Adriana Giarolla, e durante a pós-graduação foi orientado por Verônica Fabrini.
Atividades profissionais
Participou de festivais de música, incluindo os de Campos do Jordão, Londrina, Poços de Caldas e Águas de São Pedro, e futuramente dos festivais de teatro de Curitiba, São José do Rio Preto, de Erlangen na Alemanha e Teatro Amil em Santiago do Chile.
Atuou em montagens das óperas “O Telefone” e “Rita”, nos musicais “20 Anos de Ópera do Malandro” e “Jazz Café”. Com a Boa Companhia de Teatro participou de inúmeras montagens, Incluindo “Primus” e “MR K”, como ator, como diretor musical e preparador vocal, e viajou pelo Brasil, para Alemanha, Portugal e Chile. Foi diretor musical do espetáculo de formatura do curso de Artes Cênicas da Universidade Católica do Chile, com “A Ópera dos Três Vinténs”. Dirigiu a encenação infanto-juvenil de “A Flauta Mágica”. Também é graduado em Composição pela mesma instituição.
Participou com destaque como solista e ator das montagens do Theatro São Pedro “Don Pasquale”, “A Viúva Alegre”, “O Barbeiro de Sevilha” de Paisiello, “Werther”, “Maria Tudor”, “Il Pirata” e da Companhia de Ópera São Paulo, “A Flauta Mágica”, “La Traviata”, “A Viúva Alegre” e como convidado do Ópera Estúdio da EMESP, “As Bodas de Figaro”.
Atuou como assistente de direção nas montagens de “Cavalleria Rusticana” e “L’Elisir d’Amore”, dirigidas por Iacov Hillel e “Il Trovatore” dirigida por Mauro Wrona no Festival de ópera do Theatro da Paz em Belém do Pará e na montagem de “Aida” durante a temporada de ópera do Theatro Municipal do Rio de Janeiro de 2013.
Durante o ano de 2014 foi instrutor de canto na Vivência em Teatro Musical promovida pelo SESI São Paulo na unidade de São José dos Campos.
Em 2015 dirigiu a montagem da ópera “Carmen” durante o Festival Maria Callas de Jacareí e do Festival de Ópera de São Caetano do Sul. Também participou das montagens de bolso do programa Tardes de Ópera do Theatro São Pedro “Maria Tudor” como cantor e “Il Pirata” como cantor e diretor cênico; “Don Quichotte” e “Adriana Lecouvreur” durante a temporada 2016. Ainda neste ano participa de concertos do Studio Marconi Araujo.
Desde 2017 atua como professor de música do Programa Guri Santa Marcelina. Integrou em 2018 o Coro Filarmônico de Campinas e a companhia lírica La Verbena, até 2019.
Em 2022 participou da encenação da ópera Café no Theataro Municipal de São Paulo, em comemoração ao centenário da Semana de Arte Moderna.
Vem pro Santa!
Marque sua aula experimental agora mesmo!